quinta-feira, novembro 26, 2015

Em paz


Eu não sei -  nem, aliás, quereria saber - viver em conflito. Ora a nossa sociedade faz dele o seu alimento natural. Ele está na política, no futebol e na religião. Mais, chega mesmo a acontecer que filiados no mesmo grupo, acabem por se não entender, o que é mais supreendente ainda.
Mas afinal a nossa maior obrigação não será a busca da felicidade? Haverá algum objectivo que se sobreponha a esse? Então, se assim é, não mandaria a lógica que cada um procurasse no outro, ou nos outros, os pontos de convergência, em lugar de buscarem afincadamentos aqueles que os afastam? Não será melhor estabelecer pontes entre pessoas diversas do que andar à procura daquilo que as antagoniza?
Ha muito que procuro a serenidade na minha vida, pese embora a imensa diversidade que tanto caracteriza a minha família. Sempre considerei que o facto de termos ideologias diferentes, nunca deveria ser motivo para gostarmos menos uns dos outros. 
E hoje, que já passaram sobre mim muitos anos, concluo que essa é talvez a maior riqueza que possuo. Nem a religião, nem a política ou o futebol me afastaram, alguma vez, das pessoas que amei, porque sempre olhei para essas características como fazendo parte do seu ADN. E, por as considerar assim, acabam sempre por me icomodar tão pouco como se da cor pele ou do cabelo se tratasse. Ou seja, nada. 
Não será isto mais saudável do que andar "à trolha psicológica" com o mundo à nossa volta? 

HSC

5 comentários:

Anónimo disse...


Helena
Aceitar as ideologias de cada um é uma virtude, felizmente sei separar as águas.

Bom fim de semana

Carla

Paula Ferrinho disse...


Conseguir ter esse espírito de profundo respeito pelas diferenças, reconhecendo que elas não nos retiram o amor por aqueles de quem gostamos, antes o fortificam e lhe dão cor, será próprio de mentes mais elevadas, de pessoas diferentes (para melhor) do comum que há por aí. E essa capacidade sim, dá-nos a tal serenidade, também acho e é o primeiro passo para a Paz.
Que bom haver gente como a Helena!!
Um grande beijinho.

Anónimo disse...

🌷🌷🌷

Anónimo disse...

...por me icomodar...

Gralhas

Anónimo disse...

Pergunto: os comentários aqui não ficam sujeitos á sua apreciação?
É que aparecem automáticamente á publicação.E o horário dos mesmos está muito longe da realidade.
Um dia em paz.