quinta-feira, novembro 19, 2015

Amar e gostar


Recordo com muita frequência os meus avós maternos, com quem vivi muito em criança. Guardo deles tudo o que de mais perene possa ter em mim. E hei-de lembrar para sempre os seus 50 anos de casados, rodeados de filhos e netos e simbolizando o que considero ser o Amor.
Muitas pessoas consideram não haver grande diferença entre gosta e amar. Para mim são conceitos diversos. Gosto de várias pessoas. Mas amar implica um escrutínio muito mais profundo. É evidente que gosto daqueles que amo. Mas o contrário já não é verdadeiro, porque só amo uma parte daqueles de quem gosto.
Aplicando conceitos matemáticos, diria que gostar é condição necessária para se amar, mas não é condição suficiente. Com efeito, gostar de alguém significa ter por esse ser simpatia, afeição, carinho, amizade. É, digamos, o prelúdio do amor. Entre um homem e uma mulher, o simples acto de gostar é normal no início do relacionamento. Significa que essa pessoa nos agrada, nos faz feliz, nos anima, nos dá força, nos alegra, tem qualidades que apreciamos e valorizamos.
Já amar alguém implica aceitá-la integral e racionalmente. É, no fundo como se estivessemos dentro da pele do outro. O amor, ao contrário da paixão, não é fruto de uma emoção efémera e carnal. No amor há uma espécie de equilíbrio que torna o relacionamento inabalável. Quando se trata de amor, as marcas que o tempo deixa na pessoa amada, não alteram o que se sente, porque quando verdadeiro, ele vê para além da aparência e contempla o coração. É por isso não há um tempo limite para se amar. Ama-se à medida que se deseja amar.

HSC 

5 comentários:

carla disse...

Helena
Gostar/não gostar é fácil, amar incondicionalmente só os filhos, amor relacional entre 2 seres é difícil, o amor dos contos de fadas não existe.
Texto que nos faz pensar, gostei.

Carla

MARIPA disse...



Querida Helena [deixe-me tratá-la assim]

Faço hoje 61(sessenta e um!)anos de casada. Somos um casal que "Ama-se à medida que se deseja amar."
Gostei muito de todo o seu texto, mas o último parágrafo cola-se à minha pele.

Beijinho, pela sua sensibilidade e sabedoria de vida.

Tété disse...

Minha querida amiga,
Estou triste e desolada. Tudo fiz para lhe dar um beijinho real e não cheguei a tempo a Lisboa. Tudo se complicou e já saí tarde demais para ter tempo de estar presente.
Tenho a certeza que foi igual ou melhor, se é que isso é possível, aos outros lançamentos onde tive o prazer de estar consigo.
O livro, esse vou comprá-lo já amanhã, mas para meu pesar fica em branco a sua dedicatória de que tanto gosto.
Abraços e felicidades sem fim.
Teresa Simões (Tété)

Anónimo disse...

🌷🌷🌷

Anónimo disse...

Love / Love

http://youtu.be/gjV5zaGd0gA

Ghost