sábado, fevereiro 20, 2016

Os génios


Vivi durante um certo período da minha vida rodeada do que então se apelidava de "os jovens turcos". Eu chamava-os de génios, pois faziam-me sentir como a mais destituída das criaturas. Esse flagelo de genialidade durou, na minha vida, cerca de dez anos. No fundo, até eu começar a compreender que o mesmo grupo de pessoas não podia ter sempre razão e eu não podia ser sempre uma débil mental.
O tempo, que os havia de separar para seguirem as suas vidas, permitiria também que eu os olhasse com outros olhos. Uns tiveram fácil sucesso que pouco durou pós 25 de Abril. Outros , qual cortiça, souberam manter-se à tona da água, vogando entre as ideologias como quem voga em mar brando ou encapelado.
Hoje, dos sobrevivos, o menos que se poderá dizer é que não deram pela passagem do tempo. Querem, a todo o custo, manterem-se com referência de uma vida que já não existe e que nem historicamente terá grande valor. Diria que os poucos que restam...andam por aí!

HSC

9 comentários:

Anónimo disse...

O que eu gosto nos génios é a sua capacidade em mostrar a humildade.E têm sempre tanto para ensinar como para aprender.
Miguel

Virginia disse...

Os génios a sério são pouco apreciados no nosso país.

Anónimo disse...

Hoje quero deixar uma vénia a uma alma que escreveu uma carta lindíssima num momento profundo,dedicada ao seu Infante Miguel.
Tudo o que vem do coração - por bem - é digno de génios.
Volto a piscar o olho a Marisa Matias...believe.
Bem hajam os génios.

GC

Anónimo disse...


Concordo 100%, com o comentador Miguel.
Tudo depende do que interpretamos por génio. Existem génios, sem serem geniais.
Gostei da entrevista de Marisa no Alta definição desconhecia algumas coisas. A carta dedicada ao Miguel emocionou-me, continou-o a acreditar que terá futuro esta jovem que completou 40 anos no dia 20.

Carla

Anónimo disse...


Helena
Na 6º comprei o M.unicos desapareceu no fds, ontem precisava de umas coisas do PD, comprei um para reserva, após um jantar ligt fui tentada comi simplesmente metade. Que tentação!!

Partilho parte de um email enviado por o meu irmão, as suas sábias palavras são de alguém que sofreu grande desgosto de amor, mas que o levou a despertar para um caminho que todos procuramos.

...nunca te esqueças da magia existente dentro de nós, ao redor de nós, ela existe, tem sempre consciência disto... eu chamo-lhe Deus, natureza, universo, etc, mas sei q existe...

Carla

Anónimo disse...

Concordo em tudo e acrescento que adorei também a entrevista a Marisa Matias e o momento alto que foi o da carta ao seu filho Miguel! Fiquei a conhecê-la melhor e cresceu imenso na minha consideração! Ainda não era o momento dela nestas eleições.......
FL

Portuguesinha disse...

Já é a segunda vez que leio uma referência a estes «velhos do Restelo»?
Ainda que não tenha vivido nesse tempo nem privado desses ambientes, dá para perceber ao que se refere. Os génios... Costumo dizer que o mais perigoso na vida (mas isto é noutro sentido) é a extrema burrice e a extrema inteligência.

PS: Adorei o header!!

Portuguesinha disse...

Ah, primeiro anónimo!!
Mas esses é que são os verdadeiros «génios».

Anónimo disse...

Genial este génio :-))

http://youtu.be/IvUU8joBb1Q

:-)